• Ricardo Sanfer

4 características de um Coach de sucesso

Atualizado: 30 de Set de 2019

Tornar-se um coach de sucesso e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é uma tarefa que exige muita dedicação no desenvolvimento das características que impulsionarão sua carreira. Conheça as 4 principais.

Nos últimos anos, o coaching tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, superando todas as outras técnicas de desenvolvimento.

O segredo do sucesso no coaching, reside principalmente, no fato de que ele está centrado nos clientes. Ele tem o propósito de melhorar o seu desempenho, respeitando ao mesmo tempo as suas agendas.

No mundo corporativo é notório que quanto mais líderes coaches uma empresa tiver, mais eficaz e dinamicamente ela se adapta ao atual ambiente de negócios, também de rápida mudança. Em uma empresa cujos líderes são coaches, todos se beneficiam.

Na verdade, qualquer pessoa pode ser coach, independentemente do nível ou posição. O mesmo vale para os coachees que atuam em outras áreas. Na sequência, apresentaremos 4 características que tornam o coach bem-sucedido.

1. O Coach deve aprender com o coachee


Faça perguntas desafiadoras. Uma boa pergunta é mais valiosa do que qualquer conselho e a partir das respostas ficará mais fácil desenhar uma linha no sentido das soluções.

Uma das principais características de um coach de sucesso é a capacidade deste em aprender com seus clientes. Para obter bons resultados, comece descobrindo quem eles são, quais os seus valores, esperanças e ambições.

Faça o que for preciso para estimular o coachee a atingir seus objetivos e desenvolver seu potencial, mesmo que o caminho se apresente longo e difícil.


Faça perguntas desafiadoras. Uma boa pergunta é mais valiosa que qualquer conselho.

Use as conversas com seus clientes para compartilhar ideias e experiências dirigidas aos seus desafios. Mas esteja atento para que as conversas sejam sobre responsabilidade, confiança, otimismo ou admissão de erros.

Não confunda o coaching com amizade. Você precisa responsabilizar seus clientes, por isso, diga-lhes sempre a verdade.

Incite-os quando for preciso, com feedback rigoroso mostre verdade e interesse no desenvolvimento de seu coachee.

Não dê soluções ou conselho como se fosse um consultor. Ao invés disso, encoraje-os a encontrar suas próprias respostas.

2. Não resolva os problemas de seus clientes, coach não é psicoterapeuta


Não confunda coaching com psicoterapia. O coach não trata o passado ou traumas. Ele orienta as pessoas na preparação do seu futuro.

Também não confunda o coaching com o ensino ou mentoreamento. Outro importante diferencial do coaching é que o coach não precisa ter mais conhecimento ou experiência que seus clientes, isto se dá pelo fato dos adultos se beneficiarem da aprendizagem experiencial e interativa.

É bem verdade que o coaching não pode solucionar ou mudar tudo, mas pode melhorar a vida das pessoas. Para ser um coach bem-sucedido, você precisa acreditar nas capacidades e potenciais dos seus clientes.

Resista ao seu ímpeto natural de julgar imediatamente as pessoas. Ignore as suas primeiras impressões e informações sobre o desempenho passado do cliente. Em vez disso, faça coaching para ajudar o cliente a concretizar seu potencial.

Sua crença genuína nos seus clientes assegura o sucesso e tem o poder incrível de ajudar seu coachee a dar o melhor de si.

3. Inspire confiança


Rejeite a ideia generalizada de que as pessoas resistem às mudanças, quase todas elas anseiam por isso, a questão é que a percepção da necessidade de mudança deve partir de dentro delas.

Para que o coachee possa fazer suas próprias mudanças, você precisa primeiro inspirar confiança através da integridade e empatia.

É importante que você sempre esteja atento ao fato de que o cliente deve controlar a agenda, ou seja, são os clientes que sentem a necessidade da mudança e não o coach que decide isto.

Quando isso acontece, as pessoas aderem à mudança. Não aceite a ideia generalizada de que as pessoas resistem a mudar, quase todas elas anseiam por isso, a questão é que a percepção da necessidade de mudanças deve partir de dentro.

Os bons líderes reconhecem e potencializam necessidades de transformação, mas é necessário entender que eles lidam com as aspirações antagônicas de cada pessoa: a necessidade subconsciente de pertencer a um grupo, a necessidade de se sentir competente e a necessidade de autonomia.

Essas necessidades e o medo de não satisfazê-las afetam todas as pessoas. Esses sentimentos conflitam com a mudança e isso pode bloqueá-las. Reconheça e trate as necessidades e os respectivos medos para removê-los do caminho.

4. Crie responsabilidade


Inspire seus clientes a desenvolverem ao máximo seu potencial. Estabeleça expectativas altas, porque suas expectativas, altas ou baixas, funcionam como profecias autorrealizáveis.

Suas expectativas sobre seus clientes se tornam as expectativas deles. Quando se comportam de acordo com essas expectativas, os outros irão tratá-los de maneira diferente; os colegas lhes prestarão mais atenção e mostrarão mais respeito, realizando a profecia.

Geramos responsabilidade quando estabelecemos expectativas altas, por isso é tão importante fazer lembrar metas e potenciais, para isso:

  • Torne os seus clientes responsáveis por atingir seu potencial;

  • Não permita que eles culpem as circunstâncias ou pessoas;

  • Demonstre que você é responsável e inspire;

  • Assuma seus atos e use a linguagem da responsabilidade.


Leve seus coachees a dizer que “querem fazer” algo, e a agir, ao invés de dizer que “têm de fazer” algo. Nunca deixe seus clientes, colaboradores ou liderados verem-se como vítimas. Promova conversas entre iguais. Não enverede por uma relação do tipo pai e filho.

Não solucione os problemas deles. Mas oriente-os, enfatizando que são eles quem deverão solucionar seus problemas e desenvolver seu potencial.

Continue aprendendo com nosso curso de Líder Personal Coaching e torne-se um transformador de resultados.



Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor, contate-nos através do chat.









46 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.