• Ricardo Sanfer

Coach de saúde é nova promessa para a qualidade de vida

Coach de saúde não é uma promessa para substituir nutricionistas e médicos, mas tem tornado o trabalho destes muito mais eficiente, visto que muita da falta de êxito nos tratamentos tem a ver com indisciplina.

Inúmeras pesquisas têm mostrado os benefícios do coaching para o desenvolvimento de pacientes com algum tipo de patologia.


Nesses casos, o profissional de coaching atua em um trabalho multidisciplinar com médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde.


O Consórcio Internacional de Coaches de Saúde e Bem-Estar afirma que: “Coaching é um processo centrado no cliente para facilitar e capacitá-lo a atingir metas autodeterminadas relacionadas à saúde e ao bem-estar”.


Categorias para Coaching em Saúde


Wellness Coaching e Health Coaching como têm sido nominados, visam contribuir para que o cliente consiga ressignificar algumas questões da sua vida, trazendo uma nova perspectiva, novos sonhos e conduzindo o cliente para atingir objetivos com estratégias e autoconhecimento.


De modo resumido, um wellness coach contribui para o alcance da plena satisfação na vida, enquanto um health coach auxilia clientes a alcançarem objetivos específicos sobre a sua saúde, como seguir a dieta orientada pelo nutricionista.


O psicólogo e escritor Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, já mostrava como uma pessoa com autoconhecimento pode se beneficiar, trazendo clareza e segurança para a sua vida.


Um estudo recente, realizado com 13 pacientes, mostrou melhora significativa na perda de peso corporal (-2,6kg), após 12 sessões de coaching, o estudo foi feito com pessoas que se comprometeram com a metodologia de coaching e foi observado nesse processo, resposta positiva sobre a autoestima e bem-estar, o que retroalimenta os objetivos do coachee.


Especialistas da área afirmam que o processo de coaching não busca substituir tratamentos clínicos, pois isso seria prejudicial ao paciente, mas eles trabalham em sinergia com outros profissionais para terem o máximo de resultados possíveis.


Coaching para além da dieta


Uma pesquisa realizada pelo Americas Oncologia, que será apresentada na Harvard University, demonstrou grande evolução no quadro de pacientes com câncer, após terem passado por sessões de coaching.


70% dos pacientes observados relataram melhora em seu bem-estar e autoestima.

Os médicos oncologistas enxergam esse processo como um grande aliado ao tratamento do câncer, sendo um processo que pode beneficiar tanto os pacientes quanto os familiares.


O coaching voltado à saúde é uma realidade comprovada cientificamente, com estudos sérios e muito minuciosos, mostrando a relevância da metodologia e como o processo de coaching pode trazer grandes melhorias para os seus clientes, apontando para novas possibilidades e desenvolvendo mindset com foco em autodisciplina.


Inicie hoje mesmo sua formação básica em Coaching ou especialize-se.

8 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.