• Ricardo Sanfer

Coaches de carreira, para tempos bons ou ruins

Atualizado: 18 de Nov de 2019

Tempos de recessão econômica criam áreas de atuação e aumentam demandas de qualificação. Mas quando um país anda economicamente bem, há muito mais razões para se comemorar. E seja qual for o vento que sopra, um coach de carreiras sempre pode ajudar.

Os números são muito positivos para o Brasil, do principal ponto de vista que podemos considerar para analisar o momento atual.


Em nova Visão Geral da Conjuntura, o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apresenta uma síntese de diversos fatores sobre a economia brasileira, demonstrando através de alguns dos indicadores mais importantes como PIB e FBCF, recuperação.


Outro indicador fundamental, o IPCA, medido a cada mês pelo IBGE, e que oficialmente mede o índice de inflação do país se encontra no menor patamar desde 1998.


O que acontece depois


E, como você sabe, todos esses números no estado em que se encontram e com tendência otimista, fazem o mercado reagir contratando mais.


E é aí que nós coaches começamos a ser beneficiados pela reviravolta nos setores da economia.


Acredito que não seja difícil entender essa associação entre causa e efeito.


Em crise econômica, muitos profissionais recorrem ao coaching de carreira para responder às maiores exigências das empresas, quando o mercado de trabalho começa a ficar mais competitivo.


Entretanto, na melhor fase de um país, os profissionais que se prepararam, agora podem reingressar e até escolher melhor onde trabalhar.


Mas aqueles que não se prepararam


Juntamente à mudança de cenário econômico, uma onda de contratações acontece, e aquele profissional que não se preparou para os desafios do mercado, pode sentir os efeitos da não absorção, passada a crise.


Ou seja, o despreparo, sempre prejudica, embora menos, quando o mercado anda menos exigente.


E é comum profissionais não qualificados ficarem por muito tempo ruminando pensamentos como “o que fiz de errado para ser demitido?”, mesmo com a consciência próxima da resposta óbvia.


Nessas horas, a busca por um profissional especializado pode ajudar a vencer a má fase e fazer o profissional se reerguer. É neste momento que entra o coaching de carreira.


Descubra novas habilidades com um coach de carreiras


Quando falamos em coach de carreira, não é apenas para aqueles que estão no mercado, em busca de um rendimento de alta performance.


É também para aqueles que buscam novas habilidades e, consequentemente, novas oportunidades diante de um mercado concorrido.


De acordo com especialistas, é importante que o profissional, passada a má fase econômica, busque retomar os projetos que estavam “engavetados”, para depois, começar a alçar voos maiores.


Nunca abandone o networking


É sempre importante manter o ciclo do networking profissional, já que estes profissionais que estão no mercado, podem ajudar em dicas para que o profissional recém-saído possa se reinserir, ou mesmo prosseguir na carreira na qual esteja.


Se está gostando do tema, leia este excelente artigo de Julia Stewart:

Should You Become a Coach In an Economic Downturn? - Você deve se tornar um coach em uma crise econômica?


Que mais aconselham os coaches de carreira


Outra dica valiosa dos coaches de carreira é quanto às habilidades, isto é, as capacidades muitas vezes não exploradas, que não podem ser ignoradas em nenhuma etapa da nova fase da vida.


Ainda, as habilidades mostram algo que os empregadores futuros podem enxergar no profissional como diferenciais, destacando-o na multidão e aumentando suas chances de recolocação no mercado de trabalho.


Ainda dá tempo


Então, considerando que a fase de recessão começa a dar sinais de reversão, é importante investir em você agora, se você ainda não o fez, pois como toda crise econômica tende a impulsionar a competição, muitos já saíram dela melhor preparados para essa nova fase do mercado.



Você vai gostar de ler:

A importância do coach para um novo negócio;

4 características de um coach de sucesso;

Que é ser coach;

Coaching esportivo: como a prática ajudou um dos maiores fenômenos do futebol mundial.

11 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.