• Ricardo Sanfer

Coaching e o sonho de empreender

Você talvez não saiba, mas não é preciso nascer com as habilidades de um empreendedor bem sucedido para dar certo nos negócios. Todas as capacidades podem ser aprendidas e o Coaching pode ensiná-las para você.

O assunto empreendedorismo nunca foi tão falado como atualmente, na verdade, as tão ansiadas ações de liberdade econômica e incentivo à prática comercial que agora estão sendo colocadas em prática trouxeram ânimo para todos nós.


Na esteira dessas mudanças, desenvolveram cursos variados, autores antes desconhecidos agora estão em nossas prateleiras e uma quase infinita quantidade de vídeos para formar pensamento empreendedor estão mais visíveis.


Mas muitos ainda não têm por bem definido o empreendedorismo. Embora existam muitas definições e uma consciência superficial que define a palavra por causa da prática particular ou observada.


Existem muitas definições sobre o assunto, mas um conceito muito interessante que particularmente acredito representar perfeitamente o empreendedorismo, pertence ao teórico Ângelo, que diz: “Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco” (2003).


Criação de valor, trabalho conjunto, ideias, criatividade, capacidade de transformar, coragem. Por causa desses termos é que prefiro a definição do Ângelo.


O brasileiro tem uma tendência natural para empreender, afinal, quem nunca viu aquela pessoa inconformada e que resolve abrir o próprio negócio? Isso se chama empreendedorismo espontâneo.


Muitas empresas e negócios surgiram nos últimos anos, mas é necessário entender que o empreendedorismo não é um lugar para passeio, para fazer uma experiência, mas sim um caminho de trabalho para mentes fortes.


Afinal, empreender não é simplesmente abrir um negócio e achar que vai lucrar da noite para o dia. Se fosse assim, muitos já teriam se tornado empreendedores. Mas é necessário planejamento, visão de negócio, criatividade e muita paciência para que um negócio se realize e se sustente.


Especialistas são unânimes em dizer que as habilidades necessárias para um empreendedor de sucesso são: criatividade, autoconfiança, propósito, inteligência estratégica, visão de futuro e resiliência, pois são características observadas em todo empreendedor de sucesso.


Pense nos mais conhecidos, como Bill Gates, Richard Branson, Fred Smith, Jeff Bezos, Howard Schultz ou em Christopher Gardner, do filme À Procura da Felicidade, ou, nos brasileiros Silvio Santos e Luiza Helena Trajano. Eles não têm todas as características acima?


É claro que, muitos dos que sonham em empreender, não possuem as características que mencionei.


Embora possível, a mudança de mindset muitas vezes demora para acontecer e pode ser que uma mudança de mentalidade não leve exatamente à mudança de comportamento. Pois, você pode estar consciente de que precisa perder peso, mas isso não garante que irá se levantar do seu sofá, por exemplo.


É aí que entra um dos agentes da chamada Teoria dos Agentes de Mudança, o coach, munido de embasamentos científicos sobre comportamento humano será capaz de fazer seu cliente mudar definitivamente, por meio de uma técnica que denominamos Process Communication Model ou qualquer outra que objetive mudar um comportamento limitante. Algumas delas você pode aprender neste curso Líder Personal Coaching.


Pessoas que desejam se tornar empreendedoras, mas que percebem alguma dificuldade para fazê-lo, podem obter ajuda de coach especializado em business.


Coaches têm sido grandes aliados de empreendedores, orientando, proporcionando um novo mindset e fornecendo ferramentas práticas para as pessoas comuns que desejam alcançar novos níveis profissionais e financeiros.


Muitas empresas e startups estão buscando novos modelos de negócios e os seus líderes afirmam que o processo de coaching tem contribuído muito para o sucesso de seus empreendimentos. O que faz entender o motivo que tem levado empresas americanas contratarem coachs para treinar gerentes.


Leia o artigo: Why smart companies hire performance coaches to turn managers into leaders.


O livro A Arte da Guerra, escrito pelo general Sun Tzu é um ótimo aliado dos coachs e dos empreendedores, falando sobre estratégias e autoconhecimento.


Um coach bem posicionado e com conhecimento da área, pode ajudar a desenvolver habilidades e uma nova mentalidade para os empreendedores, ele trabalha focado nas metas do cliente, ou coachees, orientando e direcionando com estratégias e ferramentas que serão muito importantes para o desenvolvimento do empreendimento.


Conheça o nosso curso Executive & Business Coaching e alcance o sucesso no empreendedorismo.

6 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.