• Ricardo Sanfer

Quando um líder é coach

Saber escolher as pessoas certas para determinadas tarefas, é uma habilidade que exige estratégia e visão. Para todas as possibilidades de liderança capazes de acertar nas escolhas, o líder coach é o mais habilidoso.

O consultor e escritor Jim Collins afirma: “A habilidade executiva número 1 é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas”.


O escritor compara empresas com embarcações – e afirma que o comandante deve saber gerir muito bem essa embarcação.


Saber gerir talentos e manter uma boa performance já deixou de ser tarefa para poucos, nos tempos atuais, um líder bem preparado consegue ter uma equipe bem preparada.


Um exemplo disso é o filme “Duelo de Titãs”, estrelado por Denzel Washington. O roteiro mostra como um líder coach é fundamental para o sucesso de uma equipe.


No filme, o protagonista vive um treinador que encara grandes desafios: rejeição, um time em descrédito, pessoas indisciplinadas, competição agressiva e outras situações tensas.


Quando o líder também é coach


Essas são situações que o líder pode passar no seu dia a dia, mas com as técnicas de coaching, é possível gerar performance e liderar com estratégia.


A metodologia de coaching aplicada à liderança consegue transformar "chefes" em verdadeiros líderes.


Isso acontece, é claro, se o coach tem feito os seus deveres de casa e está bem fundamentado em matérias como resiliência, inteligência emocional, empatia, mindsight, cérebro social, agilidade emocional, função executiva, metas, vícios emocionais, intervenções positivas em psicologia e outras de sua esfera.


O Ivey Business Journal completa que um competente coach de liderança combina dinamicamente diversas variações do coaching, como motivacional, estratégico, consultivo e educacional.


E entendemos que é a convergência entre diversas estratégias de coaching que conduz ao aumento de produtividade em até 61%, conforme dados da Association for Talent Development (2014), das empresas americanas e explica melhor performance entre líderes com formação em coaching em comparação a líderes comuns.


Outro dado que impressiona sobre a capacidade produtiva de líderes coach é o fato de apenas 53.300 coaches profissionais, serem responsáveis por cerca de US $ 2,36 bilhões em receita anual, em mais de 130 países, segundo a International Coach Federation.


Tudo começa e termina na liderança


O autor John C. Maxwell afirma: “Tudo começa e termina na liderança”, o especialista em liderança acredita que um líder pode construir ou destruir uma equipe.


Um líder coach é um líder com ferramentas e estratégias para gerir uma equipe, delegando funções para as pessoas corretas, guiando a sua equipe com inteligência emocional, incentivando a buscarem os seus melhores resultados, tudo isso sem tornar o ambiente amedrontador ou frustrante.


Muitas empresas conseguem prosperar em seus negócios por causa de líderes coaches, pessoas que são capazes de lapidar diamantes, fortalecer uma equipe e alcançar o topo.


Quando um líder, também é um coach, as potencialidades sobre sua carreira e resultados são dificilmente imitáveis, eles são os melhores e os números estão aí para não nos permitir mentir.


O que você está esperando para se tornar um líder melhor?

11 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.