• Ricardo Sanfer

Produtividade: expectativas x realidade

Entenda porque sua empresa pode estar perdendo até 70% de produtividade com suas equipes e aprenda a usar métodos de coaching para gerar uma revolução produtiva. Conte principalmente com a expectativa sobre o potencial do seu cliente.

Ter colaboradores motivados na empresa é fundamental para o sucesso, pois estes detêm um maior poder de realização e um elevado nível de qualidade no que fazem.


Por outro lado, um colaborador que não se empenha e está sempre desmotivado, não entrega qualidade e nem produtividade para a empresa.


Colaboradores desmotivados não entregam mais do que 30% de seu poder produtivo, gerando enormes prejuízos à instituição.


É justamente neste ponto que a maioria das empresas encontram dificuldades de crescimento, pois na maioria das vezes não conseguem motivar seus colaboradores de forma correta, e consequentemente estes não entregam mais do que 30% de seu poder produtivo, gerando enormes prejuízos à instituição.


Desenvolver motivação exige técnicas, estratégias e conhecimento da mente humana. Outro fator fundamental é entender que a motivação sempre está ligada à automotivação, ou seja, é algo interno e, como tal, jamais vai ser despertado de forma consistente se não vier de dentro para fora.


Assim é possível identificar um erro comum no mundo empresarial, que investe grande soma de dinheiro tentando provocar um ambiente motivador, apenas com premiações, o que na maioria das vezes não traz resultado esperado.


Identifique os sinais de baixa produtividade antes de começar


Antes de começar a trabalhar a motivação da equipe, identifique como ela se encontra.


Analise o estado atual de sua equipe utilizando as técnicas do coaching na metodologia da SanferCoaching, isso será um grande diferencial para sua equipe.


Essa análise antes de iniciar o processo motivacional, irá nos permitir primeiramente entender a real situação da equipe e escolher ações na medida certa, ou seja, de acordo com as necessidades da equipe.


Em segundo lugar, quando analisamos, passamos a ter parâmetros, e estes parâmetros nos servirão de base para uma análise do resultado obtido pela intervenção realizada.


Neste caso, poderemos mensurar o resultado e consequentemente o retorno do investimento realizado.


Identificando os sinais de desmotivação e deficiência produtiva


Existem várias maneiras de medir o nível de motivação de sua equipe, mas a mais comum, e simples, é analisando o desempenho e os resultados que está obtendo.


Quando uma equipe está desmotivada, os conflitos são constantes, as metas e prazos não são atingidos, a qualidade do trabalho deixa a desejar, a performance e produtividade caem e a frustração e apatia aumentam.


Além disso, questões que poderiam ser resolvidas com um pouco mais de empenho e vontade são apenas “empurradas com a barriga”.


Portanto fique atento para os sinais da falta de motivação e faça uma análise do estado atual, a partir disso, desenvolva uma estratégia para combater a falta de motivação.


No próximo post vamos deixar mais algumas dicas sobre esse tema.




9 visualizações

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.