• Ricardo Sanfer

Você sabe o que é Coaching?

De uma rudimentar atividade de transporte ao topo de escritórios corporativos no mundo inteiro, Coaching é considerado fundamental para o sucesso de empresas e pessoas.

A origem mais remota e elementar do termo coach nos leva à cidade Húngara chamada Kocs, onde foram produzidas as primeiras carruagens fabricadas com suspensões com molas de aço.


Do ponto A ao B pelo Coaching


Isso tornou famosa a cidade e seus moradores, estes eram chamados de Kocsi. As carruagens de Kocs e seus condutores passaram a ser chamados de Kocsi Szeker o que para os ingleses soava como coach, assim se popularizou, com o tempo, chamar de coach aqueles que, como numa carruagem, conduziam alguém para algum destino, dessa forma, a ideia mais primitiva da palavra traz o trabalho do coach como alguém que auxilia outros a sair de um determinado ponto e chegar a outro.


Como é comum na linguagem do coach, sair do ponto A para o ponto B.


Desta forma, o coach é procurado por alguém que deseja alcançar algum objetivo, uma meta, um sonho. Esta ação se popularizou nos esportes, atletas alcançaram novas marcas impulsionados pelas técnicas trabalhadas e desenvolvidas por seus treinadores (em inglês: coaches).


Foi então que este uso de coaches se transportou para as mais variadas áreas da vida, na música, na dança, entre outros, até que eclodiu no mundo corporativo de onde não saiu mais e nos últimos anos só expande.


Na Europa, por exemplo, já se desenvolvem esforços para a profissionalização de coaches há quase três décadas. Incluindo países nos quais o inglês não é língua materna, como a Russia e a Letônia.


Quanto remunera a atividade no Coaching


Nos Estados Unidos da América, o tamanho de mercado da indústria de coaching pessoal é estimado em US $ 1,1 bilhão e continua crescendover fonte. Por lá, coaches relatam receitas médias de 200 mil reais.


No Brasil, segundo o site Infomoney, "é possível ganhar até 50 mil reais, mas isso depende da sua formação e de quem contrata". Acrescentamos outra razão óbvia de ganho, seus resultados históricos.


- Para mais informações sobre remunerações no Coaching, acesse este link do LoveMondays.


A valorização do coach no Exterior


De acordo com o Jornal Executive Channel, quase metade dos executivos nos Estados Unidos já passaram pelo processo de coaching. Está tão difundido que muitas empresas americanas já introduziram o serviço de coaching como benefício ao cargo de executivo.


A Bristol University, afirma que 88% das organizações no Reino Unido utilizam Coaching e 70% das empresas contratam coaches, de acordo com o Inside Business Channel.


Coaching na vida pessoal


Apesar de muito comum no meio empresarial, o coaching se estende para melhoria de resultados na vida particular, em dimensão emocional e na administração de tempo, coisas que são absolutamente comuns a todas pessoas, quer seja colaboradora em uma empresa, autônoma ou mesmo dona de casa.


No Brasil, ainda que você escute falar de coaching cada vez mais, saiba que estamos apenas engatinhando em comparação ao restante dos países desenvolvidos.


Um coach é um profissional especializado no desenvolvimento de competências de liderança e em desenvolvimento humano.


Ser um coach te faz melhorar na sua atual área profissional e mais que isso, pode te abrir uma nova, motivadora e muito bem remunerada atividade.


Para iniciar na carreira de coach com conhecimentos em Neurociência aplicada ao Coaching, recomendo esta formação. Aproveite.

Receba novidades gratuitamente

© 2018 por RicardoSanfer.